CUIDADOS COM A PANELA DE PRESSÃO

Quando me casei não sabia cozinhar e nem fazer um cafezinho como já contei nos posts anteriores e também nunca tinha manuseado uma panela de pressão, mas tudo na vida sempre tem a primeira vez e a minha primeira vez com a panela de pressão foi terrível. Eu sempre ouvi histórias de panela de pressão que explodiu, que fez um buraco no fogão e até no teto. A primeira vez que fui usá-la fiquei apavorada, li e reli várias vezes o manual de instruções e quando ela começou a chiar, fiquei ali de prontidão, com os olhos afixados nela, porém, pronta pra sair correndo a qualquer momento. E assim foi por várias vezes até que fui me acostumando, mas até hoje ainda tenho um certo receio, por isso que nunca uso panela de pressão em fogo alto, começou a chiar eu já abaixo o fogo. Na minha cabeça, com o fogo baixo, a água dentro da panela borbulha menos fazendo menos pressão e assim o risco de explodir também é menor. Não sei se isso faz sentido, mas me sinto mais segura dessa forma.
Saiba agora os cuidados que devemos ter com este utensílio tão prático, rápido e econômico mas que provoca um estrago danado quando não usado de forma correta e segura.

- Sempre quando comprar uma panela de pressão verifique se tem o selo do Inmetro, é o selo que garante a qualidade do produto! Somente tem este selo os produtos que passaram em todos os testes feitos pelo Inmetro, por isso é importante verificar este quesito!

 - Respeite sempre a capacidade máxima do fabricante e nunca exceda este limite, pois esta prática pode ocasionar danos ao utensílio como o entupimento da válvula, por exemplo, podendo causar riscos de acidentes domésticos. Todo cuidado é pouco!

-  Cheque sempre a vedação da panela, se a tampa estiver amassada e a borracha da mesma estiver gasta, é hora de trocar. A borracha da tampa da panela de pressão você encontra facilmente em lojas de utensílios domésticos ou supermercados, basta escolher o modelo próprio da sua panela, o ideal é que se troque a cada três meses.

- Limpe sempre a válvula da panela, se estiver entupida não vai liberar a pressão correndo o risco de explosões, por isso, na hora da compra escolha sempre as panelas que além da válvula de controle (aquela por onde sai o ar) possuem  também a válvula de segurança que é rompida imediatamente quando há problemas com a válvula de controle.

- Nunca, mas nunca abra a panela de pressão assim que desligar o fogo, espere primeiro sair totalmente a pressão para depois abri-la! Se você abrir a panela sem liberar toda a pressão, a água ou o caldo fervente que há dentro da panela vai espirrar todo em você podendo causar queimaduras graves




Agora que você já sabe todos os cuidados que devemos ter com a panela de pressão, use-a sem medo de ser feliz! :)

VEJA TAMBÉM OS POSTS "PANELA CERTA É QUE FAZ COMIDA BOA" E "DICAS PARA CONSERVAR AS PANELAS".


Beijos,

2 comentários:

  1. É verdade temos que tomar cuidado!!!
    A panela da minha sogra esplodiu, afundou o fogão , destruiu o exaustor tirou lascar do armário de cozinha!!!A sorte que não tinha ninguém na cozinha na hora!!!

    Bjs...

    ResponderExcluir
  2. Nossa Manu, que perigo, mas graças a Deus não feriu ninguém!
    Eu tenho medo de panela de pressão, fico sempre com um pé atrás, rs.
    Bjssss

    ResponderExcluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto